Retenção de Líquido o Que é e Como Evitar?

Existe coisa mais incômoda do que colocar aquela roupa que julgamos maravilhosa para o nosso corpo, e de repente nos deparar com aquela saliência que vem de uma barriga estufada?

Mesmo que você não tenha gordura acumulada na região abdominal, a retenção de liquido pode realmente te atrapalhar por dar a impressão de que está acima do peso, e vamos combinar, nenhuma roupa fica legal quando estamos com a “barriguinha” estufada, não é?

Então, para evitar este mal insuportável da retenção de liquido, é importante saber o que é e o que podemos fazer para expulsar do corpo este hóspede que não foi convidado.

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O que é retenção de líquido?

A retenção de liquido nada mais é do que o inchaço que acomete não só na parte abdominal, mas também atinge outras áreas do corpo, como pernas, por exemplo.
Este inchaço, que também recebe o nome de edema, é proveniente de um líquido pobre em proteínas do sangue que vai para o tecido subcutâneo, resultando assim na retenção.

O grande problema da retenção de liquido é que evidencia um desequilíbrio do organismo de trabalhar adequadamente os líquidos que nós ingerimos.

Portanto, não é só um problema de cunho estético, mas precisa ser tratado com a seriedade que merece, pois também pode mostrar que há problemas de saúde.
Sendo assim, para descobrir como evitar a retenção de liquido, antes é preciso entender quais são as causas deste mal.

Principais causas da retenção de liquido

O inchaço que acomete vez por outra o nosso corpo, tem causas singulares:
• Sedentarismo;
• Má alimentação;
• Variações da pressão sanguínea;
• Ação da força da gravidade;
• Quantidade de proteínas no sangue;

Como evitar a retenção de líquido?

Você sabe que uma vida regada a exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável já é um adianto para que o inchaço não te incomode. Entretanto, outras medidas práticas podem ser tomadas a fim de que este problema não venha a fazer parte da sua vida, ou se já estiver presente, que seja sanado o quanto antes.

Por exemplo, evite dietas restritivas que prometem emagrecimento rápido, pois muitas vezes dietas da moda isentam o nosso organismo de nutrientes e substâncias importantes, visando a perda de líquido, o que faz você pensar que está emagrecendo de verdade.
Ainda, beba muita água, pois além de evitar a retenção de líquido, ainda acelera o metabolismo e ajuda na perda de peso.
Outras atitudes que fazem muito a diferença:

Boas noites de sono

Não negligencie o sono. Saiba que quando você dorme pouco, o corpo libera o hormônio cortisol, e este, em excesso, é o principal responsável pelo acúmulo de gordura abdominal.

Mexa-se
Tenha uma rotina de exercícios aeróbicos mesclados à musculação.

Alimente-se de itens com fibras
Alimentos ricos em fibras ajudam num melhor desempenho do aparelho digestivo, facilitando assim a eliminação de resíduos que podem ficar retidos no corpo.
Aposte em: abacaxi, laranja, iogurtes, dentre outros.

Não ser incomodada pelo inchaço desnecessário depende de atitudes fáceis que podem ser alteradas, visando sempre saúde e estética.
Saiba que se você tomar as providências necessárias, conseguirá desfilar aquele abdômen sarado, capaz de causar inveja a qualquer um!

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