O Que é Produto Não-Comedogênico?

A fim de entender o que "não comedogênico" significa, pode ser útil quebrar a palavra. Um comedo (ou comedões, se mais de um) é um tipo de espinha, ou lesão que pode se formar em sua pele.

Não-comedogênico é um termo aplicado a óleos, loções e cremes para a pele que não bloqueiem os poros. Para um produto ser considerado não-comedogênico os ingredientes de sua composição não devem causar a obstrução dos poros de quem usa o cosmético. Também é visto o termo em produtos de maquiagem, como bases.
A ideia as vezes é que usando loções que são não-comedogênicos, por não bloquear os poros, eles irão reduzir a incidência de cravos e espinhas.

Female BeautyCrédito imagem: EastWest Imaging

Um comedo, a forma menos grave de acne, é o resultado de uma obstrução dos poros. Os poros são as pequenas aberturas na pele que você pode ver ao olhar no espelho muito de perto, especialmente em um espelho de maquiagem. Dentro desses poros estão os folículos pilosos – sacos abaixo da pele que é a casa da raiz do cabelo – e é aí que começam as espinhas. Quando o seu corpo produz excesso de sebo, pode combinar-se com células mortas da pele e às vezes bactérias e tapar os poros. O resultado é uma espinha – um comedo.

Embora haja alguma evidência de que um produto não-comedogênico pode, por não bloquear os poros, reduzir a acne, isto não foi comprovado em estudos clínicos.
A indústria de cosméticos ama termos como não comedogênico porque soam como se tivessem uma base científica e, portanto, testados. O termo é impressionante e, certamente, empresas de cosméticos usá-lo como uma jogada de marketing.

Faz sentido que os poros obstruídos produzem mais acne, principalmente se a pele é propensa a acne. No entanto, existe outras causas de acne, tal como a presença de um elevado número de bactérias Streptococcus sobre a pele. Em tais casos, utilizar um produto não-comedogênico não irá reduzir significativamente a espinhas.

Se a pessoa é propensa a acne, maior cuidado deve ser tomado para não agravar a situação. A utilização de produtos que podem causar o entupimento é o equivalente a esfregar sal na ferida, ou neste caso, sujeira para dentro dos poros.

Além disso, o produto não-comedogênico não é necessariamente mais suave sobre a pele. Pode não obstruir os poros, mas pode desencadear uma erupção cutânea ou irritação, especialmente se contém retinol (uma forma concentrada de vitamina A). Um alto teor de ácido cítrico ou ácido salicílico também podem agravar a pele acnéica, uma vez que provoca vermelhidão ou coceira. Dermatologistas recomendam parar o uso de qualquer produto que cause irritação.

Um aspecto a ter em mente é que não há realmente quaisquer regulamentos que especifiquem o que uma empresa tem de fazer para chamar seus produtos de "não-comedogênicos", e os produtos rotulados dessa maneira pode não funcionar para todos.

Ao fazer seus próprios produtos para pele em casa, as melhores opções de óleos não-comedogênicos inclui óleo de amêndoa, azeite de oliva, prímula, amendoim, cártamo, e girassol. Óleos como o milho, algodão e óleo vegetal hidrogenado vai obstruir os poros um pouco. Óleos feitos a partir de coco, manteiga de cacau, e gérmen de trigo são consideradas muito oclusivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *