Óleo de Tutano Benefícios para o Cabelo e Pele

O tutano ou mocotó é um óleo animal que tem sido muito utilizado por suas propriedades restauradoras e hidratantes. É muito usado como conservante de artigos de couro, protegendo da humidade, bem como restaurar o brilho para produtos de madeira. No entanto, este hidratante universal também pode ser utilizado como um auxiliar de beleza, sendo muito benéfico para os cabelos e pele.

Óleo de tutano é feito dos ossos tíbia (canela) e pés de bovinos, tem sido usado desde o século 18. É extraído da medula dos ossos do boi uma substância que se tornar em um óleo amarelado.

Esse óleo não solidifica à temperatura ambiente como outras gorduras animais. Isto é devido às propriedades fisiológicas de pernas do gado, que possui uma redução no fluxo sanguíneo e isso demandou uma condição física diferente para compensar o funcionamento a temperaturas mais baixas.

É encontrado em muitos produtos cosméticos para cabelo, principalmente cremes de hidratação. Eu já usei muito um hidratante de tutano, sempre comprava e gostava muito. Também é facilmente encontrado em óleos capilares industrializados, porém longe de ser melhor que o óleo de tutano puro natural.

 oleo-mocoto-tutano-cabelo-beleza
Esse da foto é o óleo que eu tenho, artesanal, garrafa de 1 litro de óleo puro de tutano. Mas pode ser feito, ou melhor, extraído em casa.

 

Óleo de Tutano para Cabelo e Pele

Pele
Antes dos hidratantes modernos chegarem ao mercado, óleo de tutano foi utilizada como um tratamento tópico para auxiliar na cura da pele seca e rachada. O óleo seria massageado na pele, como qualquer outra loção hidratante. No entanto, como o óleo é de origem animal, ele tem um ligeiro odor que o torna uma opção menos popular para uma loção para a pele.

Você pode usá-lo como faria com qualquer outro óleo hidratante. Por ser bem viscoso, é ótimo para áreas problemáticas, como cotovelos e pés. Certifique-se de esfregá-lo bem e deixe secar completamente antes de colocar a roupa.

Cabelo
O óleo de tutano é rico em sais minerais, proteínas e carboidratos. Ele dá aquela forcinha, ou forçona nos cabelo danificados, sendo um excelente restaurador em cabelos extremamente danificados e enfraquecidos.
Ideal para tratamento de cabelos quebradiços, reconstrói os fios, amacia e hidrata os fios. Evitando o ressecamento das pontas, também restaurando e evitando pontas duplas. Rico em colágeno, o tutano fecha as escamas dos fios, os deixando flexíveis, revitalizados e resistentes contra a quebra, confere emoliência, brilho e maciez.

Já usou óleo de tutano? Conte sua experiência, como gosta de usá-lo. Ainda não experimentou? Faça o teste e conte seus resultados nos comentários.

26 thoughts on “Óleo de Tutano Benefícios para o Cabelo e Pele”

  1. Pingback: Reponha o Colágeno da Pele e dos Cabelos usando o Óleo de Tutano
  2. Trackback: Reponha o Colágeno da Pele e dos Cabelos usando o Óleo de Tutano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *