Danos do Cloro ao Cabelo e Pele e Dicas para Evitar

A água é uma das coisas mais importantes para o nosso corpo. Em sua forma mais natural e mais puro que existe. No entanto, as mesmas coisas que colocam na água para nos proteger de infecções é responsável por alguns efeitos adversos no nosso cabelo e pele. O inimigo principal? Cloro, um elemento de cor amarelo-esverdeada, gasosa, utilizada por seu poder de desinfecção. O cloro remove os óleos naturais de proteção do cabelo e couro cabeludo, e pele causando um efeito de secagem.

O cloro também é usado em quantidade ainda maior em piscinas como desinfetante para manutenção da limpeza e saneamento.

Danos causados pelo cloro

cloro-cabelo-danos

O cabelo é uma parte da nossa pele, mas a grande diferença de nossa pele é que o cabelo não é curável, uma vez que está danificado. Resíduo de cloro oxida proteínas e cutícula causando cabelos opacos e embaraçados, bem como a caspa.

O córtex ou camada interna do cabelo é protegido pela cutícula. O sebo é um lubrificante natural que protege a cutícula. O cloro presente na água suga o sebo do cabelo, que pode causar danos a cutícula. O cloro também parte as proteínas do cabelo, cortando-as em pequenos pedaços que se quebram. Os danos que isso causa:

Diminui o brilho natural do cabelo;

O córtex desprotegido pode “dividir”, criando pontas duplas;

Cabelos mais crespos e danificados;

Cabelo quebradiço;

Queda de cabelo;

cloro-pele-danos

Na pele, o cloro danifica o equilíbrio do óleo e minerais natural das células da pele, destruindo o equilíbrio de fluidos, resultando em células mortas. Isto, por sua vez leva ao ressecamento, e descamação da pele.

O cloro é um irritante grave e cria subprodutos cancerígenos .

Pessoas com pele sensível, erupções cutâneas, alergias de pele específicas, pele muito seca precisa do filtro do chuveiro mais eficiente para reduzir sua exposição ao máximo possível dos efeitos agressivos de cloro.

A pele humana é feita de proteína que protege contra a irritação, e evaporação, e desempenha outras funções importantes. Mas o cloro reage para destruir proteínas, o que torna a pele áspera e envelhecida, e causa vários problemas para a sua pele. E piora doença de pele atópica.

Dicas para evitar e cuidar

Portrait of a styled professional model. Theme: spa, healthcare.imagem crédito: Andrey Kiselev

Antes de molhar o cabelo no chuveiro ou piscina, molhe com uma água sem cloro, quando o cabelo absorve água não clorada, há menos chances de absorção do cloro nos fios;

Para secar o cabelo, não esfregue, aperte suavemente e/ou embrulhe na toalha. Com secador, secar em temperatura média ou fria;

Para desembaraçar o cabelo molhado use um pente de dentes largos, e não fino;

Enxaguar o cabelo com vinagre branco e água, ou limão e água, os ácidos irão ajudar a restaurar o brilho natural de seu cabelo;

Após o banho aplicar um creme ou loção hidratante corporal;

Instalar um chuveiro com filtro, ou filtro de chuveiro para remover este e outros produtos químicos do seu banho diário.

One thought on “Danos do Cloro ao Cabelo e Pele e Dicas para Evitar”

  1. Pingback: Como Tirar o Cloro da Água | Cris The One | Moda Maquiagem Beleza e Tudo Mais Que a Mulherada Gosta
  2. Trackback: Como Tirar o Cloro da Água | Cris The One | Moda Maquiagem Beleza e Tudo Mais Que a Mulherada Gosta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *