Cursos Gratuitos à Distância do Sebrae

empresaria cursos pela internet

Hoje, nessa nesse domingo, dia de não fazer nada sério, um post sério, sobre estudo.
Eu não estou escrevendo aqui para falar o que é o Sebrae para quem não sabe, mas como uma sucinta descrição do que se trata dada pela própria Sebrae em seu site, copiarei e colarei aqui: “Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário. Atividades e recursos colocados à disposição do empreendedor e do pequeno empresário brasileiros.”
Se ficou interessada, pesquise mais e continua a ler o post se você é interessa-se em ser empreendedora. Mas não fique a pensar que isso é apenas para grandes empresas, como na descrição que acabou de ler diz “pequeno empresário”, até quem tem um carrinho de cachorro quente, ou quer ter, deve fazer o curso, sabe porquê? É de graça, e irá obter conhecimento dado diretamente da agência que ajuda os empresário aqui no Brasil, tem melhor lugar para se fazer um curso de empreendedorismo do que lá?
Se nunca pensou em ser sua própria chefe, quem sabe agora o assunto não te chame atenção. Pois ter espírito empreendedor não é suficiente, tem que ter conhecimento para abrir um negócio que dê certo, e continue dando. E para isso é importante inciativa, não adiante conhecimento, se não pôr em prática o que sabe, e não adianta conhecimento e iniciativa, se não tiver motivação para pôr para frente um negócio durável.
E tudo isso e mais um pouco tenho certeza que se pode aprender no site Educação SEBRAE.

Antigamente quando se falava curso à distância, se referia a curso por correspondência, e não era valorizado, nos filmes fazem muita piada sobre isso. Mas com a internet isso mudou, a maioria dos cursos à distância é realizado através da web. Em frente ao computador, com algum professor para te ajudar, no conforto de sua casa você aprende, conclui o curso e ainda obtém certificado. No caso do curso do Sebrae como é gratuito, o certificado de conclusão deve ser impresso por você. E como o curso presencial tem seus colegas de classe, e tem um prazo para ser terminado.

Esse é o primeiro curso à distância que eu faço. Não é cansativo, é interessante, objetivo, e até divertido. Tem o tutor ,que é como um professor, alguém que você pode tirar dúvidas sobre o assunto do curso, e até mesmo dúvidas de como navegar no ambiente de estudos.
Como não havia feito nenhum, comecei pelo curso Aprendendo a Empreender, o indicado para quem está entrando agora no EAD Sebrae. EAD (Educação À Distância).
Para ver a lista de cursos oferecidos clique aqui. Importante haver um compromisso de sua parte ao se inscrever, não é por ser de graça  que irá se inscrever à toa. Há um número limitado de inscrições por período, se inscrever-se e não fazer o curso pode estar tirando a vaga de quem realmente iria fazer.

Alguns textos que gostei muito enviados pelo tutor de minha turma, o Paulo Sallin:

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

Quem é esta pessoa,  qual sua importância na economia de um país, o que torna ele diferente das demais pessoas?
Nunca como hoje, as empresas precisaram de verdadeiros "empreendedores". Cada funcionário deve ter a atitude e comportamentos de "dono do negócio" e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros "empreendedores". Quais as principais características de um "empreendedor"?
Algumas características para reflexão, confira:
 
1. Boas ideias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que conseguem fazer as ideias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as ideias. A maioria das pessoas fica apenas na "boa ideia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem.
 
2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um  empreendedor!
 
3. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer.
 
4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob toda as formas possíveis.
 
5. O empreendedor tem uma tenacidade incrível. Ele não desiste!
 
6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança
 
. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente
 
8. O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor

9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem,na cabeça, várias alternativas para vencer
 
10. O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!

_________________________________________________________________________________

As portas do mundo do empreendedorismo estão abertas para Você, basta que acredite e aja. Siga sempre em frente, conquiste novas portas.

Leia este texto de Içami Tiba:
"Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala.
Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida,o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se! Mas, também, tem um preço… São inúmeras outras portas que você descobre.
Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos.. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a
repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida…
Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!"
(Içami Tiba)

O post ficou um pouquinho longo, mas quem quer ser empreendedor tem que ser paciente e ler bastante, não é mesmo? rsrs

Deixe seu comentário, se tem interesse no assunto vamos trocar ideias e experiências, e quem sabe não nos encontramos em alguma turma futura.
Ótima semana a todas.

5 thoughts on “Cursos Gratuitos à Distância do Sebrae”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *