Como Usar a Chapinha Para Alisar o Cabelo

Como Alisar o Cabelo com Chapinha em Casa

Aqui irei explicar como usar a chapinha de forma muito simples, basta seguir alguns passos. Sugiro que você compre uma chapa com placas de cerâmica (não de metal). De acordo com tudo o que li, placas de cerâmica são um must: ela difunde melhor o calor, resultando em menos danos.

Antes de alisar com a chapinha

Produtos de cabelo, gordura e sujeira se acumulam em seu cabelo diariamente, por isso ele deve estar bem limpo antes do uso da chapinha, ou seu cabelo ficará grudento, embaraçado e facilmente danificado.
Use shampoos e condicionadores hidratantes de qualidade que irá preparar seu cabelo para os rigores da chapinha. Pode-se lavar antes de usar a chapinha ou na noite anterior.

Enquanto o cabelo está molhado, use um spray antitérmico ou um creme antitérmico, para maior proteção dos fios ao calor excessivo. Se você tem cabelo encaracolado ou crespo utilize um produto antitérmico que auxilie no alisamento. Usá-lo no cabelo molhado lhe permite distribuir uniformemente e irá maciar o cabelo enquanto seca. Este tratamento além de proteger o seu cabelo, irá aumentar a durabilidade do alisamento com chapinha.

Em seguida, use o secador de cabelo – até mesmo chapinhas que são "seguros" para usar em cabelo úmido não irá produzir os melhores resultados sem o cabelo estar completamente seco. Não se preocupe neste momento em ajeitar seu cabelo, basta secá-lo.

Temperatura certa para cada tipo de cabelo

chapinha-azul-alisar-cabelo
Crédito imagem: freedigitalphotos

Você não quer usar mais calor do que o necessário ao alisar seu cabelo. Se a chapinha tem ajustes de temperatura, você tem mais flexibilidade e controle.
Para cabelos grossos, crespos ou muito cacheados que é difícil de alisar, uma configuração de maior calor entre 170-210 graus C° será mais eficaz.
Para cabelos finos, danificados ou quimicamente tratados, usar as configurações de menor calor, abaixo de 150 graus C° (mas comece com a temperatura mais baixa e aumente se necessário).
Para cabelo normal a chapinha pode ser aquecida a cerca de 150-200 graus C°.

Usando a chapinha da maneira certa

Tenha certeza que seu cabelo está limpo e completamente seco da raiz as pontas antes de passar a chapinha. Qualquer umidade poderia causar frizz. Se sente o cabelo frio ao toque, provavelmente ainda está úmido.

Use um pente para retirar todos os emaranhados de seu cabelo – e então separar uma mecha fina do cabelo, não maior do que a placa da chapinha . Use piranhas para prender o seu cabelo enquanto você alisa.

Mantenha as mechas pequenas! O erro mais comum entre as mulheres que usam chapinha é tentar passar a chapinha em muito cabelo ao mesmo tempo. Isto conduz a um aquecimento desigual e, por consequência, um alisamento desigual. Pequenas mechas significa passar a chapinha menos vezes e um cabelo completamente e uniformemente lisos.

Mechas grossas também levam a um outro erro – aquecer o cabelo mais tempo para fazê-lo alisar. Isso não só não tem o efeito desejado, quando a mecha é muito grande, este aquecimento prolongado leva a danos aos fios.

Depois de ter separado a mecha corretamente, coloque-o entre as placas e posicione a chapinha até perto de seu couro cabeludo mas não encostando nele, a partir daí mantenha uma leve pressão, deslizando o aparelho até as pontas de seu cabelo. O movimento deve ser uniforme e moderadamente rápido – não permitir que as placas da capinha fiquem em qualquer local por muito tempo. Com alguma prática você vai ver quanto seu cabelo necessita para adquirir o alisamento desejado.

Deixe nos comentários como você usa a chapinha para alisar o cabelo, compartilhe dicas e experiências. Primeira vez que está tentando usar? Comente sobre isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *