Como Cuidar das Unhas e Cutículas e Deixá-las Poderosas

Uma parte da mulher que deve estar sempre bem cuidada são as unhas e as cutículas. Muitas pessoas relacionam a higiene de um modo geral com as unhas, por exemplo, se tiverem sujas, mal feitas ou nem feitas, já pensam que a pessoa é desleixada. Por isso é tão importante os cuidados com as unhas e as cutículas.

Como cuidar das unhas

Existem unhas de diversos tipos e formatos, porém, para todos eles os cuidados devem ocorrer frequentemente. Confira abaixo os principais cuidados que devemos ter com as unhas.

como-cuidar-unhas-cuticulas-hidratar-hidratadas

     Mantenha a unha hidratada

As unhas devem ser hidratadas frequentemente para que possam permanecer fortes e bonitas. Para isso, espalhe um creme nas mãos sempre que lavá-las ou ao sentir que estão ressecadas. Também vale a pena apostar em uma cera nutritiva que pode ser usada por cima do esmalte. Portanto, deixe na bolsa um espaço reservado para o creme, pois terá que aplicar de três a quatro vezes por dia.

  • Fortaleça as unhas

Se deseja ter aquela unha de dar inveja, procure controlar a alimentação optando por alimentos ricos em vitamina A como: gema de ovo, leite e derivados, sardinha, couve, espinafre. Se preferir pode usar um óleo fortalecedor. Ele é passado antes do esmalte para que fique em contato direto com a superfície da unha.

     Coloque um esmalte para arrasar

Mulheres na rua com a unha em modo natural estão virando raridade em meio a esse mundo que oferece variedade de cores de esmalte. Entretanto, por mais que seja lindo, é importante que haja um período de descanso para a unha de pelo menos uma semana. Isso deve ser feito porque os esmaltes causam agressões na unha por meio dos seus agentes químicos.

     Sempre lixar e polir as unhas

As unhas devem estar sempre alinhadas e bem cuidadas. Por este motivo é essencial lixá-las, assim ela cresce bem mais forte e saudável. No momento da compra de uma lixa, opte pela versão que tem quatro lados, pois se mostra mais versátil e prática. Com ela você pode lixar, polir, remover saliências e dar brilho.

     Acetona não!

Sempre que for tirar o esmalte para colocar a nova cor de sua preferência, use o removedor de esmalte, pois ele é próprio para este processo e não causa danos para as unhas. Já com o uso frequente da acetona, que tem álcool em sua base, sua unha ficará ressecada.

    Como cuidar das cutículas

Há muitas controvérsias sobre tirar ou não a cutícula. Sabemos que ela foi criada para proteger a unha, mas muitas mulheres não gostam de mantê-las intactas. Para esse tipo de mulher, que prefere tirar a cutícula, siga as instruções abaixo:

  • Coloque o amolecedor de cutículas em toda a unha;
  • Massageie e coloque os dedos em um potinho com água morna e aguarde uns 4 minutos;
  • Com uma espátula própria, empurre levemente a cutícula para baixo, desenhando o contorno da unha;
  • Enxugue um dedo por vez;
  • Remova as cutículas com o alicate bem afiado e esterilizado;
  • Seque as mãos e finalize com um creme hidratante.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *