Como Controlar a Oleosidade – Cuidados Básicos

Cuidados básicos que podem resolver o problema de oleosidade excessiva

Saiba como cuidar da sua pele oleosa, comece conhecendo um pouco melhor sua pele.
Todos nos temos glândulas sebáceas em nossa pele, essas glândulas microscópicas são responsáveis por produzir o óleo que sua pele secreta. Embora estejam presentes em todo o corpo, há uma quantidade muito maior no rosto do que no resto do corpo. Também é secretado em grande quantidade no couro cabeludo, e algumas pessoas tem uma produção de sebo maior do que outras, essas pessoas geralmente tendem a ter um cabelo mais oleoso ou gorduroso por causa desse excesso de produção sebácea.

Um nível normal de sebo é natural e bom para nós, uma vez que protege e lubrifica a pele. Quando o sebo é super produzido pelas glândulas, há um excesso de oleosidade sobre a face, causando o entupimento dos poros, e desse poros entupidos surgem as espinhas (ou acne).

Siga esses cuidados simples que ajuda a reduzir a oleosidade da pele e eliminar a acne:

cuidados-pele-oleosa

imagem crédito: haveseen

  • Lavar o rosto 2  ou 3 vezes ao dia, usando um sabonete correto para seu tipo de pele, deve ser um sabonete facial em barra ou líquido para pele oleosa. Na ausência de um sabonete use uma toalha ou pano molhado.
  • Existem alguns fatos que todo mundo  deve lembrar-se ao lidar com pele oleosa. Nunca use um sabonete muito forte ou concentrado, que irá lhe causar mais danos na pele. Irá ficar com a pele seca, o que também pode resultar em mais produção de sebo, pois o organismo irá entender que não está produzindo lubrificação suficiente.
  • Esfoliar 1 ou 2 vezes por semana para livrar-se das células mortas, que contribuem para o entupimento dos poros. Poros livres é igual a um rosto sem espinhas.
  • Usar um tônico adstringente, ajudará a diminuir a oleosidade e devolver o ph natural da pele após a limpeza.
  • Usar máscara facial várias vezes na semana, apenas máscaras indicadas para pele oleosa. Escolha máscara para reduzir a oleosidade, outra máscara para nutrir e hidratar a pele, e outras máscaras que tragam benefícios variados e sua pele tenha todo o necessário para estar bonita.
  • Se usar maquiagem, compre as indicadas para pele oleosa, livres de ingredientes comedogênico, que entopem os poros e causam comedão (cravos grandes e espinhas inflamadas). Dê preferência ao que ajudam a controlar a oleosidade, de efeito mate, que significa fosco, ou seja, irá disfarçar o brilho causado pelo óleo, muitos primers (fixador pré-maquiagem) tem essa função.  E não exagere na maquiagem do rosto, use os produtos de forma equilibrada.
  • Troque com frequência sua toalha de rosto e de banho, caso também a use no rosto. As bactérias acumulam-se na toalha, e você não quer enxugar seu rosto limpo com uma toalha cheia de bactérias, que também causam espinhas.
  • Cuide de sua dieta: o mais importante passo para diminuir a oleosidade, e que muitas vezes cura a acne. Se você come uma grande quantidade de alimentos gordurosos essa pode ser a causa do excesso de produção de oleosidade. Diminua o máximo essas comidas e beba muita água. A água elimina as toxinas, mantém o corpo hidratado e o organismo funcionando bem.

Em um próximo post explicarei a forma certa de usar cada um dessas produtos citados.

Mas que esses cuidados simples não resolvam o sebo em excesso, e você provavelmente precise de outros cuidado mais específicos, saiba que esses cuidados são essenciais e a base de tudo, sem eles não há um tratamento de sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *