Benefícios da Argila para a Pele

A argila está disponível em várias cores diferentes, há muito tempo é usado de maneira externa e interna através da cura natural e medicina em muitos lugares do mundo, sendo um tratamento muito antigo para a desintoxicação da pele.

A argila é uma terra sólida e úmida nas cores branco, preto, vermelho, verde, amarelo, cinza, marrom e dourada. Também está disponível no mercado misturas dessas argilas originando cores diferentes com combinações de propriedades e benefícios, seriam a rosa e a bege.

Cada qualidade de argila tem suas propriedades, o que determina isso é a origem e a profundidade de onde são extraídos. É facilmente diluído com água, mas não com óleo. O óleo tende a deixa-la dura e granulada, por isso sempre use com água, ou água e óleo juntos. Pode ser aplicada como uma pasta molhada ou um banho. Ela é muito absorvente pode absorver água até 200 vezes.

argila-pele-mascara-rosto

Ao misturar a argila com água destilada, um hidrolado (hidrossol, água floral ou água perfumada), óleos essenciais, ou matéria prima como glicerina, aloe vera ou hidratante natural você poderá guardar no congelador e irá durar meses.

Ao misturar argila com água da torneira, chás ervas, ou algo gorduroso como óleos vegetais, carotene (uma substância que pertence à família dos carotenoides, presente em alimentos como cenoura, mamão, beterraba e abóbora.), terá que ser usado imediatamente ou utilizar um conservante.

Propriedades e Benefícios

Argila é rica em minerais e enzimas ativas. Tratamentos com argila estimula a circulação sanguínea e da linfa. Remove células mortas e absorver impurezas e gorduras da pele. Extraí toxinas, tonifica a pele e fortalece os tecidos conjuntivos.

A argila é usada em pele com impurezas, com flacidez, acne, oleosidade, com má circulação sanguínea, e aliviar eczemas e queimaduras solares.

A cor da argila verde vem do teor de sílica em torne de 44,5%, que é o mais importante mineral para a pele.

Por isso as argila é muito útil como tratamento para as seguintes condições:

Acne e cravos, usar argila verde;
Má circulação sanguínea e da linfa, usar a argila adequada ao seu tipo de pele;
Queimaduras de sol, e queimaduras em geral, usar argila verde;
Uma mistura de argila verde, Aloe Vera e Árvore de Chá e óleos essenciais de lavanda, é excelente para todos os tipos de queimaduras e couro cabeludo irritado e sensível.
Pele com rugas e flacidez, usar a argila adequada ao seu tipo de pele.
Pele cansada e limpezas, usar argila adequada ao seu tipo de pele.

Argila pode ser usada no rosto e corpo.

TIPO DE ARGILA                      TIPO DE PELE
Verde ( fina ou áspera)               Normal/Problemática
Branco                                         Sensível
Vermelho                                     Normal
Amarelo                                       Normal/Oleosa
Rosa                                            Seca/Sensível

argila-pele-mascara-rosto1

MÁSCARA DE ARGILA

Uma máscara bem espessa para limpeza profunda para pele normal ou oleosa.

1/2 xícara de argila
1 colher de chá de óleo vegetal (peles oleosas devem utilizar óleo vegetal adequado)
Água destilada ou chá verde
Spray de água

Misture água ou chá o suficiente para dar textura pastosa. Adicione a água ou chá em pequenas quantidade até chegar na textura desejada. Deixe a argila absorver o líquido por meia hora a 1 horas antes de usar.
Aplique a mistura na pele, utilize o spray de água sempre que sentir a argila secando, não deixe a argila secar. A argila seca é muito forte para a pele, todos os óleos da pele são removidos deixando a pele com aparência ressecada.
Deixe por 10 a 15 minutos. Depois limpe com cuidado, não jogue a argila na pia, o que pode entupir os canos, a argila insta-se em nódulos. Lave a face com água fria para remover os resíduos. Use um hidratante de sua preferência adequado para seu tipo de pele.

BANHO DE ARGILA

Para melhores efeitos esfolie a pele antes do banho de argila.

Você pode aliviar dores e desintoxicar o corpo com um banho de argila. A proporção deve ser 1 parte de argila para 10-20 partes de água.

Deve haver argila suficiente na água para os efeitos desintoxicante. O banho de argila pode ser feito para as suas mãos, pés ou corpo.

BANHO DE IMERÇÃO COM ARGILA

Para melhores efeitos esfolie a pele antes do banho de argila.

Basta apenas adicionar água morna para fria com argila. Mergulhe os pés, mãos ou corpo entre 20 minutos a 1 hora. Tire toda a argila e enxague-se com água morna ou fria. A argila tem efeito secante, o que irá remover os óleos naturais da pele, esses devem ser substituídos com um creme hidratante ou óleo. Não deixe a argila ir para o ralo, remova-o após o banho e descarte de outra forma.

crédito imagens: freedigitalphotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *